sábado, 8 de outubro de 2011

Alfama e o Nobel

Décadas atrás , por alfama , ter se à passeado Tomas Transtromer , poeta sueco laureado com o prémio Nobel da Literatura 2011 .
Não terá ficado indiferente , aquilo que possa ter visto e descoberto , para além do pitoresco do bairro , o poeta deve ter ficado mais amarelo , que os eléctricos que o passearam , quando deu conta  que por trás da fachada do grande edifício estavam encarcerados homens que ousavam ser livres .
Como se terá sentido , quando viu , aquele homem a espreitar o mar pelas grades , privado da liberdade , tal como o rio se sentirá amordaçado pelas margens que o homem lhe impõe .
Aljube , é testemunha ... por mais que seja a repressão , o pensamento dos homens será livre .
Assim , o poeta escreveu :  No bairro de alfama os eléctricos amarelos cantavam nas calçadas íngremes / Havia lá duas cadeias  . Uma era para ladrões / Acenavam atrás das grades / Gritavam que lhes tirassem o retrato / Mas aqui , disse o condutor e riu á socapa como se cortado ao meio estão políticos . Via a fachada , a fachada , a fachada e lá no cimo um homem á janela / Tinha um óculo e olhava para o mar .

Sem comentários:

Enviar um comentário